segunda-feira, 23 de abril de 2007

Vencendo

Cada dia é uma excelente oportunidade para refazer nossos conceitos sobre a felicidade.
Descobrir onde estamos colocando essa felicidade que andamos buscando feito loucos é fundamental para entender o porque de nossas tristezas, angústias e decepções.
Como eternos insatisfeitos que somos, na maioria das vezes colocamos nossos sonhos tão longe de nós mesmos que parece que não gostamos de nós, ou que temos medo de alcançar o sonho.
Na verdade, essa nossa maneira de agir é outra defesa, isso mesmo, nós nos defendemos do mundo aumentando o nosso medo, o nosso orgulho, a nosso melindre, nossas preocupações, percebe que tudo que é nosso é maior?
O maior problema, o maior defeito, a maior dor, a maior angústia, o melhor carro, nós bebemos socialmente, nós fumamos por puro stress não é vício não, vício é dos outros...
Não se acanhe em admitir que tem exagerado em algumas coisas, que o seu medo de sair às ruas é pura defesa, que a sua carência afetiva é outra forma de se defender das pessoas, sua solidão é apenas medo de relacionar-se e quebrar a cara, como se todos os relacionamentos acabassem mal.
Não, não se julgue, estou te afirmando que isso é natural em todos os seres humanos, de todos os países, de todas as tribos, não é uma coisa sua, é de todo mundo.
Quando nascemos, recebemos de fábrica o medo que é uma maneira de preservar nossa vida, a ansiedade, que é para não nos contentarmos com o pouco, o orgulho para que não nos deixemos escravizar, a inveja para buscarmos o progresso sempre, e outros sentimentos que necessitamos para viver, só que cada um de nós escolhe um desses sentimentos e abusa um pouquinho mais para nos defendermos do mundo.
Então aquela pessoa de nariz empinado que você julga ser a mais orgulhosa do mundo, é apenas uma pessoa que escolheu essa capa de orgulho, essa fantasia para se defender dos outros, é puro medo, por isso não julgue, conquiste-a...
Por isso, aproveite o dia para analisar qual o sentimento que você tem abusado e usado como escudo contra as pessoas e contra o mundo que você julga querer te devorar.
Quando você descobre que está abusando de um sentimento, seja ele o medo, a inveja ou o orgulho, você pode ir trabalhando para diminuir a importância desse sentimento na sua vida e assim as pessoas passam a te enxergar de outra maneira, mais alegre e menos fechada.
O importante é você aproveitar cada dia como se estivesse ganhando um prêmio na loteria.
Não sofra com o futuro, antecipando dores, nem com o passado, remoendo feridas.