quarta-feira, 25 de abril de 2007

POR ONDE ANDA O ROMANTISMO?

Falar em romantismo na época atual, pode parecer um contra-senso, e não deixa de sê-lo, mas podemos faze-lo, pois o romantismo sempre deveria ser a palavra mais importante em um relacionamento. Afinal, havendo amor, havendo união, o romantismo é imprescindível.

E romantismo, não é apenas o famoso “amante à moda antiga”, que manda flores para a namorada. Ou o cavalheiro de antigamente, que abria as portas, que se levantava para ceder lugar para uma mulher, que cedia passagem. Não é apenas isso.

Ser romântico é namorar sua companheira 24 horas por dia, não importa quanto tempo estejam juntos. É ter a sensibilidade de dizer “Eu te amo”, mas dizer não apenas com a voz, mas com a alma também.

Crianças, não é pecado declarar seu amor pela amada. Se a ama de fato, se sempre a amou, é muito certo dizer-lhe isso. Muito bem que ela já deve saber disso, mas é sempre bom ouvir todos os dias. Então... porque não dize-lo?

De uma amiga, que prefere ser nomeada como L’Inconnue, recebi o seguinte e-mail que, infelizmente não é exclusividade dela. É queixa quase que constante. Com sua permissão, transcrevo algumas partes:
"Assistindo a uma novela, comentei sobre uma artista, dizendo que ela tem a boca bonita, e perguntei o que ele achava. Ele ficou quieto. Ai eu arrisquei: quando você namorava, quando era moço, quando começou a me namorar, o que mais lhe chamou a atenção? Ele disse: não reparava em nada. Olhava só o conjunto.
Fiquei chateada porque meus outros namorados sempre falavam de meus olhos verdes e a boca que era bem bonita. Eu insisti com ele, se nunca tinha achado minha boca e olhos bonitos e ele disse que reparava só no conjunto. Não tem sensibilidade mesmo."

Bem, uma coisa devo dizer, e que é verdade absoluta. Infelizmente, os homens de minha geração levam muito arraigado um machismo estúpido que havia naquela época, que não permitia aos homens demonstrarem suas emoções. Tinham apenas que ser machos, e não cabia nessa macheza essas frescuras de romantismo. Claro que não me refiro a todos. Exceções sempre houve. Mas poderiam morrer de amor por uma mulher. Morriam, mas não declaravam o amor.

Tal atitude sempre provocou frustração nas mulheres. E sempre havia o perigo de ouvirem o que gostariam de ouvir, mas de bocas estranhas. E por vezes, coisas aconteciam...

Na verdade, o romantismo é inerente ao ser humano. Todos temos um espírito romântico.

Apenas ocorre que alguns o deixam aflorar, e outros o escondem... Fazer o que?

Ainda hoje, apesar de toda evolução, apesar da Internet, existem homens que morrem de paixão por uma mulher, mas não o dizem... No fundo, no fundo, tenho pena, pois não é agradável viver sufocando seu sentir interior. E isso não é nada bom. Não é bom para seu espírito, porque sempre ficará aquele travo amargo, daquela vontade de dizer tudo aquilo que lhe vai n’alma, mas fica aquele impedimento, ditado por seu ranço machista.

E é pior para a sua companheira, que sempre ficará com aquela frustração interna, com aquela vontade de namorar com seu amado, mas sem poder faze-lo... Chato demais viver assim. Vamos acordar, crianças. Vamos deixar que seu romantismo interior aflore, saia pelos poros. Vamos namorar. Vamos amar intensamente, que é melhor coisa que devemos fazer nesta vida.

E conclamando todos para o amor, que tal oferecer um ramo de flores, desejando para seu amor UM LINDO DIA.
Ser romantico, não é ser piegas... é saber amar...