terça-feira, 24 de abril de 2007

O QUE É UMA AMIZADE VERDADEIRA

A amizade,
apesar de ser sem qualquer sombra de dúvida o mais belo sentimento que pode unir as pessoas, não consegue ser definida ou mesmo explicada, pois jamais conseguiremos entender que estranho mecanismo age em nosso emocional, definindo simpatias ou afinidades que sentiremos ou não em nossa vida.
Até agora, existe uma pergunta que pede uma resposta, e que, apesar de não querer calar, permanece irrespondível: Quando podemos definir alguém como amigo?
Como saber se alguém é nosso amigo?Encontrei uma linda tentativa para definir o que é amizade, de autoria da poeta Maria Inês Simões, que nos diz o seguinte:Amigo é quem te acolhe na realidade de suas desesperanças, te aconchega em palavras sinceras quando necessitas.
E se quando dormes tens pesadelo, ele te acorda com um sorriso e te convida a sonhar de novo.
Sempre será fácil encontrar bons amigos quando as coisas nos correm bem, e claro que sempre teremos bons amigos, compartilhando de nosso êxito, e até mesmo se vangloriando de nos haver ajudado, de nos ter dado o famoso "primeiro empurrão".
E nunca falta a frase: Desde o primeiro momento soube que seria sucesso...
Contudo, quando estamos na pior, esses mesmos amigos ocasionais serão os primeiros a se afastar, a nos voltar as costas.
Claro... Existe o perigo de que possamos pedir ajuda.
São os tradicionais ratos que sempre abandonam o navio quando está afundando.
Porém, nesses momentos, saberemos encontrar os verdadeiros amigos.
Serão aqueles que permanecerem ao nosso lado, nos dando a mão, ou mesmo apenas um apoio moral. E como é necessário termos alguém a nosso lado quando o barco está à deriva... Alguém que nos ajude a equilibra-lo, que nos ajude a carregar o fardo quando estiver muito pesado.Para termos bons amigos, sempre será necessário que também o sejamos, pois amizade é algo que vai e volta. Muitas vezes precisamos nos esquecer de nossos próprios problemas, quando precisamos socorrer um amigo em dificuldades.
Aliás, uma vez resolvido o dele, ele poderá nos ajudar no nosso.
É a famosa troca de favores entre amigos...
Amizade é um autentico bumerangue, pois o que vai, volta...
Muitas vezes estamos por realizar um sonho, algo que muito desejamos.
É quando conseguimos ver quem realmente está ao nosso lado.
São aqueles que nos ouvem e procuram ajudar de alguma maneira.
Seja com atos, seja com palavras.
Muitas vezes, um apoio moral tem um resultado fantástico.
Realizar um sonho sozinho, sem ninguém para trocar idéias, para compartilhar seus ideais, para emprestar aquela colaboração, dar aquela força, sempre será mais complicado.
Chegamos muitas vezes a desanimar, ao perceber que as pessoas com quem mais contávamos, são justamente aquelas que retiram o apoio em horas decisivas, mas isso, são coisas da vida.
Nessa hora, é lindo quando surgem os verdadeiros amigos, pessoas que jamais poderíamos suspeitar que nos iriam ajudar, e que vem em nosso socorro.
Isso, crianças, é amizade de fato e de direito.
Não é necessário proclamar sempre que é amigo, pois é com ações que isso é demonstrado.
Foi isso que nossa querida amiga Maria Inês quis dizer com o "te acorda com um sorriso, e te convida a sonhar de novo".
Vamos convidar nossos amigos a "sonhar de novo?".
Nunca esquecendo que sucessos e percalços fazem parte da vida, vamos seguir em frente, abrindo nosso caminho com a alma limpa, cheia de amizade e bons sentimentos, pois sempre vale a pena sonhar, viver e ir em busca de seus ideais.
E o primeiro passo, sempre será
UM LINDO DIA.