terça-feira, 10 de julho de 2007

CARTA SÁBIO ANCIÃO

Onde nascem os sonhos, ali também,
certamente, nascem os mais nobres ideais.
Saber viver pode ser uma arte.
Conhecer a arte do bem viver e saber
aplicar no cotidiano é maestria.
Conheci um ancião sábio, ele assim não se
considerava, mas eu e outras pessoas assim
o tínhamos em nossa consideração.
Certo dia a muito tempo atrás, eu era bem jovem,
mas já conhecia parte da vida apesar da juventude...
Eu morava em uma cidade relativamente distante da cidade
desse sábio ancião, quando o carteiro me entregou um envelope.
Desses envelopes comuns com bordas verde e amarela.
O virei para constatar o remetente, mas só havia no lugar do nome
e do endereço três interrogações. A caligrafia não era desconhecida.
Eu já imaginava de quem seria aquela carta.
Fui para meu quarto e a abri. O escrito começava assim:
A vida meu querido jovem é um condimento da felicidade,
se souberes a medida certa para cada ato do teu viver,
terás o sabor da alegria. Aprende a usar a dose certa do tempero
dos teus pensamentos, e obterás o resultado do sal do espírito e este
soprará em teu coração o alento da felicidade.
Mede teus atos pelas tuas palavras e a cada passo que deres que seja
firme, e na medida do anterior, pois assim fazendo estarás evitando
tropeços em teus próprios pés e evitarás as quedas dolorosas.
A felicidade está ao alcance de todos, pois que não te engane a riqueza.
Ter o suficiente é necessário; Zela da saúde que é o bem maior do
teu corpo e da tua mente, é nele que reside tuas alegrias e tristezas.
Dei-te a instrução do condimento para a recveita do bem-viver,
seja tu agora o místico cozinheiro a saber preparar
o sabor desse sagrado alimento.
O mais importante do alquimista não é ter o segredo do ouro,
mas saber transmutar a pedra bruta do pensamento,
no mais valioso metal.
Ao terminar de ler os dizeres daquela carta, pensei comigo:
E ele nunca se considerou um sábio.
Estejas onde estiver meu venerável ancião, serás sempre meu
adorável sábio, por que serás sempre meu querido pai.