quinta-feira, 5 de julho de 2007

E ENTÃO, VAMOS RECOMEÇAR

Quantas vezes somos obrigados a recomeçar algo, por problemas surgidos no meio da caminhada, algo que teve um começo, teve um curso, e por algum motivo terminou, havendo assim a necessidade de um recomeço, pois assim é a lei da vida, que não nos permite parar “para ver a banda passar”. Sempre existe a necessidade de juntar-se os cacos e seguir em frente, sob pena de ser atropelado pela vida.

A nível profissional, quando sofremos algum baque, principalmente se for financeiro, um recomeço sempre será complicado, pois quando perdemos alguma parada, e precisamos de auxílio, a maioria das portas se fecha. É curioso verificar-se isso. Quando estamos bem, e não precisamos, chovem ofertas de ajuda, mas se a infeliz ruminante tomar o rumo do pântano, não sentimos sequer uma garoa, que dirá a chuva anterior.

Para que possamos nos reaprumar na vida, será necessário ter muita força de vontade, muito espírito de luta, e claro, que nessas condições teremos oportunidade de saber quais são os reais amigos que temos. Aqueles que nos bajulavam antes, possivelmente tratarão de esticar a mão para nos empurrar. Mas aqueles que realmente forem amigos, estenderão a mão para nos ajudar a sair do buraco. Para alguma coisa servem os fracassos...

Claro que um recomeço sempre será mais difícil que o começo. São mais arestas a aparar. São as provas que teremos que dar a nós mesmos, de que merecemos ocupar nosso lugar no mundo. Não estamos aqui apenas como decoração. Algo precisamos fazer.

Existe contudo, um outro tipo de recomeço que realmente é complicado. É aquele que vem após acabar um relacionamento amoroso.

Seja qual for o motivo do término, sempre é penoso um recomeçar. Principalmente se foi um relacionamento de muitos anos. Geralmente entramos em parafuso, perdemos o chão em que pisamos. Numa vida em comum são muitas coisas a serem lembradas, boas ou más. Mas são recordações que nos acompanharão para sempre.

Se foi uma relação vivida amorosamente, a coisa se complica mais ainda, pois cada buraco do caminho, cada canto, tudo lembrará alguma coisa. Episódios que jamais serão esquecidos. Há que saber administrar muito bem essas lembranças, para não pirar de vez. Sempre ajuda muito conduzir as recordações para os bons momentos vividos junto. Pode não consolar, mas serve para desanuviar a cuca.

Se foi uma relação meio tumultuada, que acabou tendo um rompimento, torna-se necessário por vezes uma ajuda profissional, com tratamento psicológico, por causa dos traumas que determinaram esse rompimento. Tenha sido determinado por brigas que não permitiam mais a vida em comum, tenha sido por uma separação determinada pelo aparecimento de outro alguém. Sempre fica aquela mágoa, aquela raiva interior. Aquela sensação de fracasso. Sempre será fator complicativo para o recomeço.

Em qualquer desses casos, o que mais ajuda é uma mudança de ambiente. Seja de casa, ou mesmo de cidade, para cortar de vez todos os vínculos com a vida passada. É mais fácil lidar-se apenas com lembranças, que tendem a esvair-se com o passar do tempo, do que com fatos e coisas que sempre estarão lembrando e relembrando aquela pessoa que se foi.

Uma das principais condições para qualquer recomeço é o amor próprio. Temos que nos amar muito, para superar essas crises. Temos que a cada dia fazer uma declaração de amor para quem nos olha do outro lado do espelho. Esse é o fator principal para qualquer recomeço de vida, seja pessoal ou profissional. Esse amor próprio deverá sempre ser declarado, para que nosso interior tenha forças para reagir à debacle ocorrida. Pode-se ter certeza de que não é sinal insanidade conversar com nosso interlocutor “espelhal”. Muito pelo contrário, é uma grande ajuda, pois ele sempre concordará conosco.

Se necessário for, não há porque resistir a uma ajuda profissional. Muitos pensam que só loucos precisam de tratamento psicológico. Louco é quem pensa assim. Certos traumas interiores exigem um acompanhamento de alguém que estudou para isso, para tratar de problemas interiores.

Não tenham duvidas, saber e conseguir recomeçar é uma arte. E todos aqueles que realmente o desejam, poderão conseguir, desde que devidamente apoiados.

E uma das coisas fundamentais para isso, é sempre procurar ter UM LINDO DIA.