sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

O PODER DO OTIMISMO

Certa vez recebi uma ligação telefônica de um amigo, cuja ligação não estranhei, pois quando em vez, recebo ligações de meus amigos, mas a voz naquela ligação era diferente no aspecto da tonalidade, ou da ênfase, peculiar de uma voz que eu já conhecia.Depois de um breve cumprimento e agradecimento pela ligação, indaguei-lhe o que lhe ocorria, pois eu notara que o aspecto de sua voz denunciava algo muito grave. Convidou-me a visitá-lo, pois necessitava muito conversar comigo. Quando você estará disponível, interroguei-lhe. Logo, venha logo se for possível. E foi o que fiz, fui ao encontro desse amigo. Recebeu-me em sua casa com aquela simpatia que lhe é peculiar, mas com uma rigidez facial deixada a vista. Conversamos por um bom tempo sobre seu problema, eu sempre procurando mostrar-me otimista e mostrar-lhe um caminho para uma solução feliz, pois meu objetivo era deixar aquele amigo, se não com seu problema solucionado, pelo menos com o coração aliviado. Lembrei-me de um livro que eu havia lido ha muito tempo, onde continha um parágrafo que nunca me saiu da lembrança, em cujo teor existia uma frase grifada onde se lia: “TODOS OS DIAS, SOB TODOS OS ASPECTOS EU VOU CADA VEZ MELHOR”. O saudoso Athur Riedel, escritor e criador dessa frase, em seu livro "Hei de vencer", aconselha o otimismo no nosso dia a dia. Relatei ao meu amigo essa passagem contida naquele livro, recomendando-o a usa-la também. Depois de alguns minutos terminamos nossa conversa, despedi-me e me retirei, colocando-me a sua disposição sempre que precisasse conversar, ou resolver algum problema que estivesse ao meu alcance. Dias depois, recebi outra ligação telefônica desse mesmo amigo, com uma voz diferente, uma voz que já denotava alegria e felicidade. Disse-me ele com uma exclamação impressionante: Meu querido Ed você nem imagina quanto bem me fez aquela sua visita. Liguei para lhe agradecer e dizer-lhe que a frase que você me recomendou, fez milagre. Meus problemas se resolveram graças a você.

Graças a mim não, retruquei-lhe, graças a você mesmo que acreditou no poder das palavras, no milagre que o otimismo nos faz. E assim mais uma vez terminamos nossa conversa telefônica.

Abro aqui um parêntese para dizer que não existe problema em nossa vida que não possa ser resolvido. Quando você, querido leitor, estiver envolvido em algum problema, lembre-se de usar o otimismo, pois este, realmente faz milagres.

Então vamos nos lembrar que todos os dias, sob todos os aspectos, nós vamos cada vez melhor.