quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A vaquinha e a família

Um sábio passeava na floresta com seu discípulo. Ao anoitecer, foram se abrigar numa casinha pobre, caindo aos pedaços. Nela moravam um casal e seus três filhos, malvestidos, sujos e magros. Eles sobreviviam à custa de uma vaquinha. Ela produzia alguns litros de leite por dia. Uma parte do leite era aproveitada pela família e a outra servia para comprar uma pequena quantidade de alimentos e roupas. Pela manhã, o sábio agradeceu a acolhida e retomou seu caminho. Logo adiante avistou a vaquinha e pediu que seu discípulo a empurrasse no precipício, matando-a. O discípulo não era de questionar ordens, mas a cena o perturbou. Sem a vaca havia terminado as possibilidades de subsistência daquela família.

Transcorreram três anos e o discípulo passou pela mesma região. Resolveu visitar a casinha e... surpresa. Em lugar da cabana existia uma bela residência.Ao redor dela pastavam animais, trigais ondulavam ao vento e árvores exibiam frutas maduras. Logo apareceram o pai, a mãe e os três filhos, saudáveis e bem vestidos.

O visitante perguntou a razão da mudança. O pai explicou: "Nós tínhamos uma vaquinha, mas ela caiu no abismo e morreu. Não tínhamos alternativas. Sem a vaquinha nos obrigamos a fazer outras coisas: plantar árvores, criar animais, fazer coisas que nunca tínhamos feito antes".

Há crises que significam sofrimento e retrocesso. Há pessoas que não têm coragem suficiente de empurrar a vaquinha para o abismo e tentar novas alternativas. Agarram-se a falsas seguranças e morrem a elas abraçadas.

A história nunca falou dos covardes. Fernão Cortez, ao invadir o México, diante do medo de seus comandados, mandou queimar os navios, impossibilitando a fuga deles. A vaca foi para o abismo e Cortez venceu o desafio. Esta coragem é necessária também às pessoas. Nós não conhecemos os nossos limites. Uma vez desafiados, criamos coisas surpreendentes. Mas para isso é necessário assumir o risco, empurrar a vaquinha da segurança barranco abaixo.

E Jesus ensinava seus discípulos, dizendo: "Não tenham medo! Coragem! Eu venci o mundo".