terça-feira, 13 de março de 2007

O medo

O medo é ao mesmo tempo, um sentimento protetor que nos garante a própria vida e um "paralisante" fantástico capaz de bloquear o sucesso e até a felicidade de pessoas que se deixam envolver pela "energia" que vai transformando um gesto, uma palavra, uma ação em um monstro maior que a própria vontade de viver.

Uma vez, em uma fila de um Posto de Saúde, vi uma criança desmaiar de medo da enfermeira que apenas falou a palavra "vacina", E olha que a criança nem chegou a ver que eram as gotinhas da Sabin, só a palavra "vacina" levou-a ao medo extremo. Sabe-se lá o que foi projetado na cabeça dela para ter tanto medo da palavra. Quem sabe uma experiência anterior não muito boa, pois como vocês sabem, existem vacinas que realmente são dolorosas.

Mas quantos de nós não ficamos paralisados diante de algumas palavras, ou em apenas imaginarmos uma situação que nem vivemos ainda, e não conseguimos realizar mais nada, ou fazemos com um esforço tão grande que nada sai da maneira que desejamos? Tem gente que só de imaginar-se em uma entrevista para um emprego perde o rumo de casa.

Ter medo é fundamental para que possamos nos preocupar em atravessar aquela avenida super movimentada pelo menos com mais atenção para não sermos atropelados e não para ficarmos parados no canto da guia sem coragem de ir até o outro lado, esperando quem sabe alguém que nos atravesse, que pegue pela mão e leve até o outro lado.

Por isso é preciso viver cada situação sem criar expectativas além do necessário, não se deixar levar pelo que dizem, confiar em si mesmo, enfrentar cada momento como ele se apresenta. Ai se deixar levar pela imaginação, você corre o risco de ser chamado para ir ate o RH e no caminho morre do coração ao imaginar que vai perder o emprego, que vai ser o dia da demissão e nem consegue chegar até lá para assinar a promoção que seu patrão resolveu lhe dar.

Examine-se!O medo é uma lente poderosa que aumenta tudo o que não conhecemos de fato.Valorize-se, não se compare com ninguém e não deixe o orgulho te fazer presunçoso demais ao ponto de acreditar que sabe ou que pode tudo. A humildade é a própria sabedoria vestida com roupas simples.