quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

O Estudo da Mentira

O ESTUDO DA MENTIRA.

Os sinais de mentira confiáveis são aqueles sobre os quais o mentiroso tem maior controle, como as palavras, passiveis de serem ensaiadas. Os indicadores mais seguros para saber se uma pessoa esta mentindo são os gestos que ela faz automaticamente, porque sobre estes ela tem pouco ou nenhum controle.
Robert Feldman, da Universidade de Massachusetts, estudo conversas de 121 casais com uma terceira pessoa. Um terço dos voluntários foram instruídos a parecer verossímeis; um terço aparecer competentes; e o restante, a parecer simplesmente eles mesmos. Em seguida, todos os voluntários foram solicitados a assistir aos vídeos de suas conversas e identificar as mentiras que disseram, fossem grandes ou pequenas. Algumas mentiras eram “brancas”, como dizer que gostavam de uma pessoa de quem na verdade não gostavam, enquanto outras eram mais “cabeludas”, como fingir serem o astro de uma banda de rock. Feldman apurou que 62% de seus voluntários disseram uma media de duas a três mentiras a cada 10 minutos. James Patterson, autor de The Day América Told The Trutb ( O dia em que a América disse a verdade), descobriu, ao entrevistar mas de 2.000 americanos, que 91% mentiram regularmente tanto em casa quanto no trabalho.

“sempre a melhor política e falar a verdade, a menos, e claro, que você seja um mentiroso excepcionalmente bom.”

Como saber então se uma pessoa esta mentindo, se esta sendo evasiva, ou apenas refletindo sobre uma questão? O reconhecimento dos gestos de fraude, adiamento, tédio e avaliação e uma das habilidades mas importantes que você pode aprender.