terça-feira, 7 de agosto de 2007

Não te alteres com os outros

No momento das conversações, procura não te alterar com ninguém,
mesmo que sejas ofendido. Lembra-te de que o revide não resolve o teu problema de paz e que somente o Amor garante a tranqüilidade.
Ajuda a quem quer que seja. O exercício da caridade beneficia mais o próprio caridoso e a recompensa maior é de quem oferta.
Nós não fazemos beneficio algum por sermos bons, justos e honestos. Cumprimos somente um dever, em respeito às leis do Amor e da Justiça.
Quem não se altera com os outros começa, por essa via, a alcançar os princípios da compreensão.
Quem perdoa as ofensas sente, no íntimo, uma tranqüilidade indizível.
Quem ama sem distinção, conhece a liberdade, aquela que prenuncia a verdadeira serenidade de consciência.
Levantar uma tempestade contra o nosso irmão é invalidar os próprios recursos de servir melhor e querer anular o mandamento cedido por Jesus à humanidade: Amar o nosso próximo como a nós mesmos.
Toda intenção de modificar a vida dos outros é violência que lançamos ao reino alheio. Se queres realmente cooperar com os teus semelhantes, faze-o pela força poderosa do exemplo, usando a palavra com parcimônia, quando solicitado. Quase sempre as palavras se transformam em imposição, a não ser que se filtrem por iluminada educação, na força da disciplina.
O homem, altamente inteligente, que conhece o Amor, fala pouco, porque exemplifica muito. Certifica-te da inferioridade das palavras ao reconhecer a grandeza das vibrações.
Tem plena certeza de que Deus age constantemente pelos processos da vida reta.
Dificilmente sabemos dar conselhos, por estarmos acostumados a saber particularmente das coisas que só a nós interessam e nunca somos iguais aos outros. É o que não acontece pela vivência, onde o observador retira o que lhe agrada e o que comporta à sua consciência.
Entre duas pessoas agitadas, o que podemos esperar? Quanto mais falam, mais se desentendem, crescem o orgulho e a falsa honra, e o raciocínio perde o poder, neste caso.
Sejamos inteligentes para cortar os primeiros ensaios do desentendimento, sem que o ofensor pense tratar-se de crítica ou de zombaria.
Quem está com o Bem no coração, encontra saída para todas as horas de graves problemas.
A intuição não falha, por estar com a serenidade no íntimo e o discernimento na mente.
Não procures contrafazer as coisas feitas por outrem, desmanchar o que está feito à vista de quem o fez, provocando irritação em quem ainda não alcançou a compreensão.
Faze o certo, se o podes fazer, que muita gente está vendo os teus atos e a verdade é sempre copiada no próprio automatismo da vida.
A Terra está passando por um estágio de provações com a humanidade que nela mora, e, mesmo as almas que estão acordadas para a luz encontram muitas dificuldades para ceder totalmente ao Bem, em virtude dos entraves do próprio ambiente e das companhias que sempre se sucedem em sua vida. Mesmo assim, não deves esmorecer no teu aprimoramento espiritual.
Estás em uma escola onde o Bem é a meta para a felicidade de todas as criaturas. O teu comportamento bom com os outros é a marca de renovação que cresce ante os séculos, em busca da paz de consciência.