sábado, 8 de dezembro de 2007

Vendo a Vida

Ao entardecer sento-me na varanda, a um passo do lago que delicadamente ornamenta minha casa.
Sinto a brisa que ele traz, vejo os marrecos, aos montes, nadando, revoando, implicando um com outro, numa gostosa
brincadeira.
Mais adiantes os gansos, mãe e filhotes descansam na grama fresca.
Lá ao longe avisto as capivaras vindo em minha direção, só suas cabecinhas fora d'agua; todo entardecer vêm comer ração no cochinho bem na beirinha do lago.
Sem contar com os peixes, que pululam contentes comendo a ração que acabei de jogar na água.
O sol já se foi, ainda tem a claridade de verão, quase vinte horas e a noite ainda se faz dia.
Sinto o verde me acariciar, no balanço das folhas das imensas árvores que rodeiam o lago, enfeitando e emprestando seus galhos aos pássaros que cantam sem parar perfazendo uma sinfonia ímpar.
Os cachorros, que não são poucos, quatro, dormem tranqüilos espalhados pela varanda.
Ah! a Garça cinza, toda imponente, parecendo ser feita de barro, imóvel embeleza a outra margem.
Enquanto vejo a natureza na sua perfeição, penso nas pessoas, que têem todas as ferramentas para sorrirem e vêem tristeza em todo lugar.
Quando vão ter tempo para pararem diante da natureza e respirar fundo, absorvendo as energias vitais procurando tirar o ensinamento que Deus deixou como exemplo vivo?
Quando as pessoas das grandes cidades vão entender que têm tempo para observar à sua volta e sentir que além do concreto há vida, que além das buzinas ha canto de passarinho? Quando vão buscar nas árvores das calçadas um ninho, uma flor, brotando vida? Passarem pelo cachorrinho passeando com seu dono e não reclamar do possível coco na calçada? Que entre concreto também há bosques e jardins, bancos nas praças, conversa fiada com o vizinho? Tirarem um segundo os lhos da televisão ou do computador e da sacada sentir o vento no rosto podendo até respirar a brisa do mar?.
Tudo é possível quando se quer viver bem.
Escurece e eu peço a Deus que leve a cada filho seu, a paciência, a compreensão e a sabedoria do bem viver,
que aproveitem esta época de reflexão e reflitam verdadeiramente suas vidas e planejem um amanhã com mais feliz e prazeroso.