sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O TERCEIRO PORTAL

A noite já se fazia escura.

Estrelas cintilavam no firmamento iluminando minhas dúvidas, que se faziam presentes, no meu já lento caminhar, quando avistei ao longe, o terceiro portal.

Receios cercavam meu momento e a incerteza acompanhava meus passos. Só a coragem me incentivava a prosseguir. A chave estava ali e logo adiante o pergaminho dos sábios de Antares. Desenrolei o pergaminho daquela tela já envelhecida, para ler a primeira parte do que segue:

Ergue a cabeça, mortal! Acerta teus passos e firme, caminha no teu caminho.

Não te iluda a vida, espinho pisará, deles não te livrarás, mas aprende com a dor o caminho da luz;

Não busque redenção nos teus iguais, verá que só existe uma verdade, a saber: Tu mesmo...

Tu és a verdade absoluta em que deves acreditar. Ainda que ninguém te creia, tens o dever de crer em ti. Ainda que a amarga maldade do mundo te ofereça a taça da maldade, mesmo assim, tens o dever de solvê-la.

Degusta teu sofrimento com sabedoria, sem se preocupar com os males do momento.

Basta que faça de tua retidão teu pensamento, do amor tua religião e de teus passos teu firmamento, sem desvirtuar o coração, então sentirás o bálsamo do alívio em tua alma. Não confie nos homens, pois desgraçado é o homem que confia em outro homem. Confia em ti mesmo e em Deus. Ainda que Ele te ponha a prova, saiba que não te colocará nos ombros o peso que não podes suportar;

Não seja arrogante, pois a arrogância é própria dos fracos, é sombra do fracasso. Na humildade de coração está a fortaleza do bem; Não responda insultos, pois esse ato é próprio dos perdedores.

Se te confiaram um segredo, leva contigo ao túmulo, pois és responsável pela tua promessa e serás um sacerdote do bem. Dê tua opinião somente quando fores solicitado; Escolhe tua amizade pela nobreza de caráter, jamais pela posição social de alguém, pois mais vale a honra do pobre, do que a posição ou o ouro do rico; Não leve adiante conversa que ouviste, pois não conheces a fonte, nem a verdade da origem;

Seja juiz dos teus próprios feitos. Se fizeste o bem, persiste, se o mal te impôs a fraqueza, conserta-te. Pois para todos os atos, só existe um único corregedor; Não te enganem os dias, tudo será pesado e avaliado. Se saldo tiveres, alegra-te na recompensa que virá.

Na medida em que deres, receberás também; Se um amor tem, preserva-o, se não é amor confessa-o também; Não engane o coração de quem te ama e não declare amor, sem que o sinta em teu coração, pois o amor é a sublimação do sentimento maior; Tua felicidade é única e só pertence a ti, ainda que outros dela compartilhem contigo; És filho das estrelas, portanto luz também, e por isso tens o sagrado dever de iluminar. Cerra teus olhos a maldade e teu coração seja sempre receptivo ao amor; Lustre teus pensamentos na sabedoria do que leste e seja bem vindo ao aprendizado no colégio dos sábios do terceiro portal, mas antes, se fores rico, deixa tua riqueza la fora, pois o valor maior está naquilo que aqui aprenderás.