terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

As melhores sementes

Um empresário-agricultor, de pouco estudo, participava todos os
anos da principal feira de agricultura da sua cidade. O que acontecia
de mais extraordinário é que ele sempre ganhava, ano após ano, o
troféu: Milho do Ano. Entrava com seu milho na feira e saia com a
faixa azul recobrindo seu peito. O seu milho era cada vez melhor.

Em uma ocasião dessas, um repórter do jornal abordou o
empresário após a tradicional colocação da faixa de campeão. Ele
ficara muito intrigado com a revelação do empresário de como ele
costumava cultivar seu qualificado e valioso produto. O repórter
descobriu que o fazendeiro compartilhava boa parte das melhores
sementes da sua plantação de milho com os seus vizinhos.

- Como pode o senhor compartilhar suas melhores sementes com
seus vizinhos, quando eles estão competindo diretamente com o senhor?

O fazendeiro respondeu:

- Você não sabe? É simples. O vento apanha o pólen do milho
maduro e o leva de campo para campo. Se meus vizinhos cultivarem milho
inferior ao meu, a polinização degradará continuamente a qualidade do
meu milho. Se eu quiser cultivar milho bom, eu tenho que ajudá-los a
cultivar o melhor milho, cedendo a eles as melhores sementes.

Moral da história: Aqueles que escolhem estar em paz devem
fazer com que seus vizinhos estejam em paz. Aqueles que querem viver
bem têm de ajudar os outros para que vivam bem. Aqueles que querem ser
felizes têm de ajudar os outros a encontrar a felicidade, pois o
bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos. Você já parou
para pensar que todos nós somos importantes uns para os outros e que
para vivermos bem nós dependemos uns dos outros? Pense nisso! Espero
que você também consiga ajudar seus vizinhos a cultivarem cada vez
mais as melhores sementes, os melhores milhos e as melhores amizades.

"Para lidar consigo mesmo, use a cabeça.

Para lidar com os outros, use o coração"