terça-feira, 12 de junho de 2007

Decadência e Regeneração

A humanidade já passou por civilizações esplêndidas. Todas, porém, tiveram seu apogeu e declínio, sendo por outras substituídas. Assim é a evolução. Nada se repete. Tudo se transforma constantemente. Hoje, vivem-se momentos incomparáveis. Nunca o homem conheceu tanto avanço tecnológico e científico. A qualidade de vida que se tem nos dias atuais não foi conhecida por nenhuma das civilizações anteriores. É verdadeiramente fantástico. Pena que muitos nem se dêem conta do quanto é magnífico viver agora, apesar de todos os pesares que possam existir.

Há, entretanto, uma grave crise de valores. Neste campo, o mundo se encontra em decadência. Isto indica que um novo período está próximo de ocorrer. Não se pode, contudo, ficar aguardando que apareça um mentor. Todos são responsáveis. Ao se dizer sim ou não para o que aí está, favorece-se à decadência ou contribui-se para o surgimento de novos valores, compatíveis com a dignidade que a vida humana impõe.

Sabe-se que as coisas jamais serão como eram, entretanto, também não ficam como estão. Assim sempre foi. Qualquer sociedade se reorganiza após momentos críticos. O que é mal só existe onde houver ignorância. É preciso que homem se torne mais esclarecido, que desperte de seu estado auto-hipnótico, onde pouco percebe o que ocorre ao seu redor, tendo olhos apenas para o próprio umbigo. A maior causa da ignorância é a acomodação, filha dileta da preguiça.

De qualquer forma, nem que seja por utopia, continuo a acreditar na inteligência do homem e na sua capacidade de engendrar mudanças. A sobrevivência deste belo planeta depende agora da inteligência humana. O homem está destruindo seu habitat. Compete a ele evitar tal catástrofe. Os valores humanistas estão sendo corrompidos. Deve o homem pôr fim a tudo isto, antes que seja tarde. È certo que maioria continuará impassível, assistindo a sua própria destruição. Mas, se um determinado número de pessoas se mobilizar, ainda é possível que ocorra uma transformação mundial. Creio nesse mundo melhor e na regeneração da espécie homo sapiens sapiens! Idealismo demais? Não sei...