terça-feira, 24 de março de 2009

MAQUIAGEM DO TEMPO

A perfeição de uma vida nem sempre é somente física, nem a beleza também. Eu, pelo menos, creio que a perfeição e a beleza de uma vida, devam estar no conjunto daquilo que somos, na harmonia entre o corpo, a mente e a alma. Como alguém pode se considerar perfeito, se sua mente vive em desarmonia com seu corpo, ou com sua alma? Essa consideração seria somente pela perfeição do corpo? Pois eu digo, existem tantas pessoas que nasceram ou adquiriram marcas em seu corpo que são irreversíveis, entretanto, aprenderam a viver em perfeita harmonia com sua mente e sua alma, essas são, também, as pessoas perfeitas.

Quantos não vivem em desarmonia, preocupados com a idade que se aproxima! Quem sabe, essas pessoas nem souberam viver os lindos momentos de sua juventude. Quantas vezes essas mesmas pessoas não criticaram, ainda que em pensamento, alguém que chegara a idade madura, mas jamais pensaram que o tempo se encarregaria de dar-lhes a resposta perfeita.

Quem sabe aquela pessoa de idade já avançada, não viva ainda em maior harmonia com sua mente e sua alma, do que aqueles que a criticaram, ou a desprezaram, por que o tempo determinou a distância pela idade.

Para cada tempo existe um tempo de ser, e para cada idade, tem uma maneira de ser feliz.

Eu posso dizer que, na minha juventude eu fui feliz, mas posso acrescentar que essa felicidade se multiplicou ao longo do tempo já vivido. Hoje, eu vivo a chamada terceira idade, com mais alegria do que eu vivia na primeira, ou na segunda idade. Hoje, quando me olho no espelho, vejo uma maquiagem perfeita que o tempo me presenteou. Minhas rugas se acentuaram, e ficam mais lindas quando são apresentadas com o meu sorriso. Meus cabelos grisalhos refletem o brilho do luar. Na penumbra do salão, entre a harmonia do bolero e o compasso dos meus passos, observo a admiração.

Esta é a maquiagem perfeita

que o tempo me presenteou, acrescida a minha felicidade, adquirida entre o viver em harmonia, entre meu corpo, minha mente e minha alma.