terça-feira, 16 de janeiro de 2007

quem sou eu


Qual é o meu eu verdadeiro?::



Essa pergunta: ”Quem sou eu, DE VERDADE?” sempre bate na minha cabeça quando duvido de mim mesma e, especialmente, quando acho que me sinto estranha por alguma razão indecifrável. Estranha em relação às minhas ações, às minhas palavras, às minhas escolhas. Isso me acontece em certos momentos e então eu duvido de mim mesma me sentindo de alguma forma ‘diferente’, ou ‘estranha’. Creio não ser a única a sentir essa estranheza. Muitos dos meus clientes me fazem a mesma pergunta e acrescentam: “Eu gostaria de ser diferente”, ou “Eu gostaria de ter agido de forma diferente”! Quando eles me colocam esse tipo de pergunta me debruço sobre o mapa natal da pessoa para ver se consigo esclarecer sua dúvida. Devo analisar então com cuidado uma complexa personalidade que pode ser resumida em partes principais: o aspecto solar da personalidade, que define o Eu interior, verdadeira identidade que precisará ser desenvolvida nessa encarnação; o aspecto lunar, formador do ego ou auto-imagem, construído através da interação com o meio-ambiente de criação do indivíduo; o Ascendente, que representa o corpo físico propriamente dito ou “veículo corpo” com o qual o Eu e o Ego procuram se expressar e satisfazer suas necessidades; e por último o Meio do Céu (MC), meta principal que sinaliza a missão principal do indivíduo. Porém, lembrem-se bem que esses quatro pontos representam somente uma parte da personalidade.Então, com esses quatro pontos em mente, procuro desenvolver uma linha de raciocínio sobre a qual basear minha resposta àquela primeira indagação. Se eu encontro harmonia entre o Sol e a Lua (seus signos e seus aspectos), posso dizer que a pessoa terá uma personalidade mais equilibrada e dificilmente se porá a questão ”Quem sou eu realmente”, porque sua auto-imagem está construída sobre a imagem solar e portanto não lhe apresenta nenhuma dúvida. Mas se esses dois ‘luminares (como são chamados o Sol e a Lua em astrologia) que representam o lado racional e o lado emocional da personalidade encontram-se em signos incompatíveis ou estão em aspecto tenso entre eles, haverá uma desarmonia entre o ‘pensar’ e ‘sentir’ e esse aspecto será capaz de provocar esse tipo de estranheza, esse questionamento interior. Se a pessoa possui esse aspecto no Mapa Natal o questionamento poderá ser permanente e recorrente ao longo de toda a sua vida, mas isso pode acontecer num determinado período por causa de um aspecto transitório, como um trânsito planetário. Assim quando um dos luminares for pressionado por algum planeta em trânsito, capaz de salientar as qualidades ou defeitos do luminar em questão e colocando-o em desarmonia ou desequilíbrio, poderá ocorrer essa estranheza. Vou dar um exemplo: se nesse momento eu (estou falando de mim mesma!) me encontro muito irritada e agitada, tendo reações absolutamente descontroladas (em certos momentos!), será certamente causado pelo fato de meu Sol, em Peixes, estar sendo pressionado pela presença de Urano, planeta relacionado a Aquário e, portanto, não compatível com a natureza pisciana do meu Eu. E então eu me pergunto: “Por que estou agindo dessa maneira? Eu não me reconheço”! Pois é, isso pode realmente acontecer com qualquer um de nós, pois podemos realmente não nos reconhecer, ou seja, não reconhecer nossa natureza solar porque, por alguma razão, um outro planeta tomou as rédeas de nossa vida e nosso carro parece correr descontrolado por um caminho desconhecido. Tenho observado que muitos piscianos e virginianos (e sagitárianos e geminianos com menor intensidade) que estão sob a influência direta do planeta Urano, têm experimentado um dia-a-dia bastante agitado e corrido, cheio de imprevistos (desde janeiro de 2004 quando Urano mergulhou em Peixes!), influenciados por uma natureza diferente da deles, mas puderam também, ao mesmo tempo, abrir seu entendimento para uma nova dimensão, mais abrangente e mais espiritualizada, melhorando sua intuição e captando energias mais sutis, nunca antes experimentadas. Por essa razão em algumas ocasiões podem se sentir estranhos, diferentes de si mesmos e ficarem confusos com essa nova personalidade que estão desenvolvendo.Do mesmo modo, o planeta Netuno, que se encontra em Aquário, está causando estranheza nos signos de Aquário e Leão, que estão há mais de seis anos sob a sua influência astral (vejam no site o artigo: Netuno, Caos e Confusão). Eles, e de maneira menos intensa também os taurinos e escorpianos) têm experimentado uma sensação de estranheza que os desafia em várias ocasiões. Os natos desses signos estarão confrontando seu “EU” com um novo desafio, mais sutil, que os forçará a aumentar o campo espiritual em suas vidas, sob pena de adoecerem (no corpo ou na alma!). Bem, esses são somente dois exemplos que me parecem muito úteis para responder àquela pergunta inicial. Mas, dirão vocês, como sair dessa? Como faço para ‘me encontrar’? É claro que o autoconhecimento é imprescindível, pois nos ajuda a compreender a natureza de nossa personalidade e a lidar com ela de forma saudável. Porém, a meu ver, nós temos outras ferramentas que nos ajudarão a responder esta questão. O problema é que muitas vezes nós usamos a ferramenta errada e então não conseguimos nosso objetivo. Isso acontece porque tentamos responder às indagações procurando as ferramentas fora de nós e não dentro de nós! A meu ver, devemos usar quatro ferramentas principais, conforme nos orienta a Cabala:CompartilharRestriçãoConvicçãoTecnologiaQuando sentir medo: use a restriçãoQuando tiver dúvidas: use a convicçãoQuando tiver que enfrentar obstáculos: use a tecnologia para superá-losQuando estiver na escuridão: compartilhe. Dessa forma você conseguirá juntar as duas partes principais de sua personalidade que se encontram em conflito: o Eu e o Ego. Procure memorizar a lista dessas quatro ferramentas e mantenha-as sempre à mão. Quanto mais organizada você mantiver sua ‘caixa de ferramentas’ mais fácil será lançar mão da ajuda certa no seu dia-a-dia.Você poderá então se sentir inteiro novamente, compreender a natureza das oposições que existem ou acontecem em sua vida e superar os obstáculos com mais firmeza e segurança. Naturalmente, um bom astrólogo poderá orientá-lo nesta busca e até lhe indicar quais ferramentas você tem a disposição! Mas recorde-se que o astrólogo poderá somente indicar e você é que precisará usar a ferramenta certa!Bem, para a meditação dessa semana, caros leitores, vocês poderão usar a energia de Mebahiah, o 55° Gênio Cabalístico. O salmo indicado para oração é o 101. Ele os ajudará a reencontrar o equilíbrio entre o Eu e o Ego, revelando seu Eu verdadeiro e unindo as duas forças dos luminares numa única e harmoniosa manifestação.