terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Mundo Virtual

Entrei apressado e com muita fome no restaurante.
Escolhi uma mesa bem afastada do movimento,
pois queria aproveitar os poucos minutos
que dispunha naquele dia atribulado,
para comer e consertar alguns bugs de programação
de um sistema que estava desenvolvendo,
além de planejar minha viagem de férias que a tempos não sei o que são.
Pedi um filé de salmão com alcaparras na manteiga
uma salada e um suco de laranja,
afinal de contas, fome é fome, mas regime é regime não?
Abri meu laptop e levei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim.
- Tio, dá um trocado?
- Não tenho, menino. -
Só uma moedinha para comprar um pão.
- Está bem, compro um para você.
Para variar, minha caixa de entrada está lotada de e-mails.
Fico distraído vendo as poesias, as formatações lindas,
dando risadas com as piadas malucas.
Ah! Essa música me leva a Londres e a boas lembranças de tempos idos.
- Tio, pede para colocar margarina e queijo também.
Percebo que o menino tinha ficado ali.
- Ok. Vou pedir, mas depois me deixa trabalhar,
estou muito ocupado, tá?
Chega minha refeição e junto com ela meu constrangimento.
Faço o pedido do menino,
e o Garçom me pergunta se quero que mande o garoto ir "a luta".
Meus resquícios de consciência, me impedem de dizer.
Digo que está tudo bem.
Deixe-o ficar.
Que traga não o pão, mas uma refeição decente para ele.
Então ele sentou à minha frente e me perguntou:
- Tio que você tá fazendo?
- Estou lendo uns emails.
- O que são emails? -
São mensagens eletrônicas mandadas por pessoas via internet.
Sabia que ele não ia entender nada, mas,
a título de livrar-me de maiores questionamentos disse:
- É como se fosse uma carta,
só que vem pela internet.
- Tio, você tem Internet?
- Tenho sim, essencial ao mundo de hoje.
- O que é Internet? -
É um local no computador,
onde podemos ver e ouvir muitas coisas,
notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender.
Tem de tudo no mundo virtual..
- E o que é virtual?
Resolvo dar uma explicação simplificada,
novamente na certeza que ele pouco vai entender e vai me liberar para comer minha refeição,
sem culpas. -
Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar, tocar.
É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer.
Criamos nossas fantasias,
transformamos o mundo em quase como queríamos que ele fosse.
- Maravilhoso isso. Adoro!
- Mocinho, você entendeu o que é virtual?
- Sim, também vivo neste mundo virtual.
- Você tem computador?
- Não, mas meu mundo também é desse jeito...
Virtual. Minha mãe trabalha, fica o dia todo fora,
só chega muito tarde,
quase não a vejo,
eu fico cuidando do meu irmão pequeno que vive chorando de fome e eu dou água para ele pensar que é sopa,
minha irmã mais velha sai todo dia,
diz que vai vender o corpo,
mas não entendo pois ela sempre volta com o corpo,
meu pai está na cadeia há muito tempo,
mas sempre imagino nossa família toda junta em casa,
muita comida, muitos brinquedos,
dia de natal e eu indo ao colégio para virar médico um dia.
Isso é virtual não é tio?
Fechei meu laptop,
não antes que lágrimas caíssem sobre o teclado.
Esperei que o menino terminasse de literalmente "devorar" o prato dele,
paguei a conta e o troco dei-o para o garoto,
que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um "Brigado tio você é legal!".
Alí, naquele instante,
tive a maior prova do virtualismo insensato que vivemos todos os dias,
enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos!