sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O valor de um Bom Dia

Havia um judeu alemão que saía todos os dias muito cedo de casa para rezar, exatamente no mesmo horário em que seu vizinho alemão saía para o trabalho. Todos os dias, por muitos anos, o judeu fez questão de cumprimentar o seu vizinho com um "Bom dia", mesmo que nunca haviam parado para conversar.
Os anos se passaram, e os nazistas chegaram ao poder. Aquele judeu perdeu seu emprego, seus direitos de cidadania, sua casa e seus bens, até que foi mandado para um Campo de Concentração. Foi condenado a trabalhos forçados, nas piores condições possíveis, e por isso emagreceu muito e adoeceu. Certo dia os nazistas começaram a fazer uma seleção entre os judeus, para manter vivos apenas os que eram aptos a continuar trabalhando, enquanto os velhos e doentes seriam mortos. Os judeus formavam enormes filas, e passavam por uma vistoria, um por um. Os escolhidos para a vida eram encaminhados para a direita, e os que não tinham tanta sorte eram encaminhados para a esquerda.

Na fila, o pobre judeu tremia, pois sabia que com seu estado de saúde seria impossível sobreviver. Quando se aproximou da vistoria, percebeu que o homem que fazia a seleção era o seu vizinho alemão de muitos anos atrás. Quando chegou na sua vez, o alemão olhou fundo nos seus olhos, e ao invés de vistoriá-lo, apenas falou:

- Bom dia. Para a direita.

E aquele homem conseguiu sobreviver aos horrores da guerra. Um simples bom dia que falava todos os dias para o seu vizinho salvou a vida daquele homem."