sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Final dos tempos

Diz-se que a gente ta chegando ao final de uma Era, e me preocupo se terei conseguido chegar ao nível pretendido até lá.
E essa história de Conhece-Te a Ti Mesmo dá um certo trabalho. Se a gente para pra pensar que é tudo ilusão, chega a dar graça! Ficamos aqui, presos nesse espaço-tempo e esquecemos que estamos aqui apenas por nossa vontade. Bem que fizemos foi a maior bagunça por aqui, né? E há quem diga, com toda a certeza que ainda fica pior até 2012 quando derem início as profecias do “final dos tempos”. Que na verdade é só mais um começo...

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”... “Conheça a Verdade e a Verdade vos libertará”. O que estamos fazendo aqui, afinal?... Pontos de consciência, brilhando como estrelas nessa imensa escuridão. Porque?... Evoluir... Ainda não sei ao certo porque, ou quando. Mas está chegando perto da hora em que precisaremos tomar decisões mais importantes.

Os muitos planos, vidas, reviravoltas... E me pego preocupada bobagens! Não é fácil não se preocupar com coisas “banais”. As vezes perco o equilíbrio numa entrega de trabalho, por exemplo. Ou quando me pego me culpando por algo que fiz ou não fiz! Imagine só! E olha que eu sei que CULPA É UMA ILUSÃO! Mais uma de muitas ilusões que criamos para nos derrubar!

Às vezes acho que não sou daqui. Que sou muito diferente de todas as pessoas... Mas vê que pretensão!... No nosso egoísmo... Achando que somos superiores a alguém. Não somos nada!... Sei que não somos “daqui” nem “dali”... não somos dessa dimensão material, do planeta “Terra” desse espaço-tempo em que estamos. Mas as vezes esquecemos disso, e ficamos agarrados a essa ilusão que... bem, ao menos nós conhecemos!...

Sei que devo ter paciência porque além de evoluir, também posso ajudar as outras pessoas a evoluírem também! Mas aí entra um desafio... Saber não forçar ninguém a seguir um caminho, e nem me frustrar quando alguém prefere viver em suas ilusões. Livre Arbítrio. E já percebi que as pessoas só conseguem me ajudar quando eu QUERO REALMENTE a ajuda.

A gente tem esse tipo de defeito mesmo. Esquecemos muitas coisas, e estou tentando me lembrar. Mas essa coisa material pesa muito ainda na minha vida. Admiro a filosofia budista. “Renuncie Tua vida, se queres viver”, renuncie a sua personalidade física se queres evoluir em espírito. Então entra outro desafio, não usar a espiritualidade como fuga. Medo. Porque esse medo?... Medo da vida? Ou do caos do mundo?...

Em nosso caminho nos deparamos com situações muito complicadas, e aí encontramos muita força dentro de nós e conseguimos superar... E vemos que somos muito capazes! E que não devemos nos esconder atrás de medos ou promessas criadas para nos impor limites. LIMITES QUE NÃO EXISTEM.

Sabe aquela idéia de que nós mesmos criamos a nossa própria realidade? Idéia antiga... Desde Platão com o mundo das idéias. Depois Richard Bach (autor de Ilusões, e de Fernão Capelo Gaivota), com a teoria do espaço-tempo em que a gente vive, e que nós modificamos à nossa própria vontade. E também os 7 princípios da magia Kahuna começam com o “IKE: Nossa idéia cria nossa realidade”. Ouvi um pastor evangélico dizer que: “nosso mundo interior cria nossa realidade contextual”. E ainda se analisarmos nosso mundo isso fica óbvio!... Por exemplo: um pedaço de papel que não teria valor nenhum. Mas o dinheiro é um pedaço de papel! E muitas pessoas morrem e matam por esses pedaços de papel. O que atribui tanto valor a ele? Nossa consciência. Todas as pessoas do mundo resolveram que aquele pedaço de papel tem valor, e ele passa a ter. Todos nós juntos criamos essa realidade. Infelizmente temos como mudar algumas coisas sozinhos, mas outras dependem de mais gente.

Então vamos fazendo o que podemos, tentando não perder o otimismo, e com esperanças de que a chama do amor habite permanentemente no coração de todas as pessoas... Mas também tudo que eu penso pode estar errado!...