sexta-feira, 15 de maio de 2009

VELHICE É UM ESTADO DE ALMA

Nada pode deter a marcha inexorável do tempo, já que a idade chega implacavelmente, cabe a nós saber enfrentá-la com dignidade. Mas nem todos sabem fazê-lo.

Muitas pessoas encaram a passagem dos anos com autêntico pânico. Imaginam que a chegada da velhice vai torná-las pessoas em decadência, incapazes sequer de cuidar de si mesmas. E isso vai depender apenas de seus atos e atitudes.

Procuram disfarçar a chegada da tão temida velhice, usando dos mais diversos artifícios. Alguns que lhes poderão ser terrivelmente prejudiciais. Recusam-se a admitir a idade...mas ela chega. E fazem disso um drama.

Então começam a entrar numa certa paranóia, e procuram fazer de um tudo para tirar as marcas do tempo. Então, engordam a conta bancária de cirurgiões plásticos, com os famosos "estica daqui, tira dali", além de uma série de medicamentos rejuvenescedores, que por vezes acabam prejudicando a saúde. Podem melhorar o aspecto físico, mas podem causar danos irreparáveis ao organismo como um todo.

Quero deixar claro que não sou contra operações plásticas necessárias, reparadoras. Só penso que plásticas, apenas por vaidade, deveriam ser evitadas. Afinal, temos que levar em conta todos os riscos inerentes a uma operação.

Não são algumas rugas aqui e ali que vão tornar uma mulher mais feia ou mais bonita.

E o mesmo se aplica aos homens, que também estão sofrendo da "Síndrome da Juventude Perdida", e partindo para cirurgias plásticas, implantes penianos e otras cositas más.

Todos precisamos chegar à sábia conclusão de que é impossível segurar a "inexorável marcha do tempo", e aproveitar a chamada velhice, melhorando a qualidade de vida.

Como muita gente considera a palavra velhice meio deprimente, vamos mudar para Maturidade. Fica mais bacana, né? É a mesma coisa, mas soa melhor dizer Eu Sou um Homem Maduro, eis que maduro não é podre, pois não? Pode estar caminhando para isso, mas ainda não chegou... Pode-se também dizer idoso. Idoso é aquele que tem idade, mas não é necessariamente um velho. Ao atingirmos a maturidade, devemos tirar o máximo proveito disso. Teremos mais tempo para fazer coisas de que gostamos, pois não precisamos mais nos preocupar tanto com o "guardar para amanhã". Se alguém não gostar da profissão que exerceu por toda uma vida, pode tentar fazer aquilo que gosta. Tive um amigo que foi advogado toda sua vida, e hoje é pescador. Tudo a ver.

Poderemos curtir melhor certos passeios, aproveitar melhor a vida. Viver com alegria no coração. Procurando fazer coisas que nos tragam prazer, e não stress. Dedicarmo-nos mais ao amor. Sempre é tempo para amar.

Problemas decorrentes da idade, claro que teremos. Muitas coisas talvez não possamos fazer, mas existem muitas mais que poderemos fazer no lugar daquelas. É só questão de se acertar com as opções. Saber analisar as condições físicas, e para o que teremos aptidões.

Se mantivermos a cabeça aberta, procurando aprender coisas novas, não teremos tempo de pensar que estamos envl.., perdão, amadurecendo. Ao invés de nos preocuparmos com as limitações provocadas pelo "amadurecimento", vamos nos adequar a esses limites para não judiar do corpo e da saúde, que devem ser preservados e bem cuidados.

Exemplificando, ao invés de futebol, tênis, basquete, vôlei, existe natação, hidroginastica, caminhadas, e até mesmo bocha e dominó (por que não?). Não nos esqueçamos da bicicleta ergométrica, que é uma excelente opção para "pessoas maduras".

Podemos principalmente passar nossa experiência para os mais jovens. Parece que não, mas eles gostam de um "papo cabeça". Gostam de ouvir o que temos a dizer. Só não gostam de ouvir reclamações sobre "como no meu tempo as coisas eram diferentes", mas sim querem trocar idéias, comparando nossas experiências com a realidade atual, para ver aonde podem utilizar o que aprendemos e fizemos.

Principalmente, podemos amar mais livremente. Não teremos filhos pequenos para atrapalhar nossos amores.

Como vemos, existem inúmeras opções sobre como nos ocuparmos. Os que tem talentos artísticos que por circunstâncias diversas ficaram sufocados durante toda a vida, tem agora a oportunidade de dedicar seu tempo a isso. Poetar é um exemplo.

Existem também inúmeras atividades humanitárias onde podemos aproveitar nosso tempo, fazendo visitas em creches, hospitais, asilos, procurando aliviar ou minorar dores alheias.

O negócio, crianças, é procurar a felicidade nas coisas simples e boas que estão à nossa frente. Por que se amargurar com o inevitável? Vamos aproveitar o fato de estarmos vivos, e vamos "Amadurecer com classe".

Para começar, tenham todos UM LINDO DIA.