quinta-feira, 12 de março de 2009

O QUE É A FELICIDADE?

Dizem que a felicidade é um estado de graça alcançado por uma minoria, e que apenas alguns privilegiados a alcançam, ou chegam a te-la consigo de uma forma ampla, porque são ricos ou abastados, ou porque nasceram num berço de ouro, ou ainda numa família de história milenar, de sangue azul, tornando-se herdeiros de riquezas materiais abundantes, e que por isso também herdam a felicidade. Concordo até certo ponto com tal colocação, uma vez que na nossa vida tem que haver certa comodidade social e financeira, o que muito ajuda no conforto da felicidade momentânea, mas não é estritamente fundamental que assim seja para sermos felizes.

A felicidade está condicionada a alegria que sentimos em simples momentos, como, quando recebemos uma visita inesperada de alguém que muito amamos.

O momento nos faz alegre e feliz, quando a possibilidade financeira nos deu margem para trocarmos o carro já tanto usado, por um modelo mais novo e recente, ou quando realizamos o antigo sonho de aquisição da casa própria, ou ainda, de um bem durável.

A felicidade também se faz presente na alegria de sermos pai ou mãe pela primeira vez, quando nos sentimos deuses ou deusas, nos parecendo naquele momento não haver nada que supere aquele estado de sublimidade, felicidade e graça.

Podemos ser felizes também no simples ato de presentear alguém, quando vemos a alegria em receber de nossas mãos, aquele presente tão agradável, ou quando íamos levando uma dúzia de flores a namorada e encontramos uma criança triste, e naquele momento a fazemos feliz, ao oferecermos a ela, três botões de rosas, dizendo-lhe, esta é para você, e estas duas são para você presentear sua mamãe e sua irmãzinha.

Existem tantos motivos que podem nos fazer felizes, como um simples ato de recebermos a notícia de nosso médico, nos dizendo que, do que suspeitava de mais grave, ao abrir o resultado do exame laboratorial, deu negativo.

São momentos assim que também nos fazem alegres e felizes e não somente a posse de riquezas materiais.

Somos felizes quando fechamos a entrada de todos pensamentos, e entramos em comunhão com as hostes celestiais em nossa prece de agradecimento, por uma graça alcançada, pela saúde, pela paz que a tarde transportou até nossa alma, e também, quem sabe, você não se sinta feliz no momento em que lê esta simples reflexão que lhe é exposta gratuita, com amor e de coração.