quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O tempo e você

Os cientistas dizem que ele não existe, os apressados insistem em dizer que ele passa muito rápido, os ansiosos acreditam que ele não passa.

Na verdade, o tempo é a mais maravilhosa forma de marcação de usos, costumes e necessidades da humanidade.

É através do tempo que sabemos a hora de nos alimentarmos, dormir e acordar, trabalhar e passear, entre outras necessidades.

Mas, existe nos tempos modernos uma forma de marcação de tempo que está trazendo muitas neuroses e transtornos aos seres humanos, é a marcação do consumo, ou o relógio do marketing.

Em que mês estamos?

Estamos em maio e em maio, você tem que comprar o quê?

Maio não, o dia das mães e o mês das noivas.

Passou o dia das mães, você está tranqüilo?

Não, estamos próximos de junho, ou melhor, do dia dos namorados, e namorados são todos os que se amam, que bonitinho e que estratégia do marketing para ampliar o número de consumidores.

Julho é mês de férias, você pode aproveitar e relaxar comprando aquele pacote para Disney em doze suaves prestações, mas corra, porque o dia dos pais está chegando e você não vai faltar com esse dia, vai?

Quando entrar setembro e a boa nova entrar nos campos, chega a lembrança de que o dia das crianças está batendo à porta, e um frio na barriga percorre o mais frio dos mortais, está chegando o Natal, sua pressão começa a subir só de imaginar a lista de presentes que te espera.

Você tem vontade de se candidatar a rena do Papai Noel e mudar-se para o Pólo Sul.

Percebeu por que as pessoas estão achando que o ano está passando muito rápido?

Aqui em casa fizemos um trato: tem presente sempre que possível.

Tem dia dos pais, das mães e das crianças todos os dias.

Quem quiser beijar e abraçar pode fazer a qualquer hora do dia, se temos dinheiro e vontade, podemos comprar flores, bombons e brinquedos que ninguém fica perguntando: por que você está me dando presente?

Ainda não estamos totalmente livres dos malucos do marketing, mas pelo menos já podemos comemorar o Natal agora em setembro e beijar a família toda com o espírito natalino todos os dias.

Graças à Deus!