sexta-feira, 2 de maio de 2008

O Cultivo da Alma

Uma das mais importantes ações para a saúde psíquica do ser humano é o cuidado com essa misteriosa parte de nós a que denominamos alma.
Para muitos o cuidado com o corpo é uma verdadeira obsessão. Despendem imensa energia nas academias de ginástica, mas não se dispõem a encontrar tempo ou investir recursos para buscar o equilíbrio interior.

Embora cuidar do corpo físico seja muito importante, principalmente no que diz respeito a mantê-lo saudável, o mesmo cuidado e empenho deveria ser aplicado à alma. O filósofo grego Sócrates considerava este trabalho mais importante do que qualquer outra coisa na vida.

Somente uma perfeita saúde psíquica pode garantir equilíbrio e saúde também ao corpo físico, visto que ambas estão diretamente relacionadas, como já foi amplamente demonstrado pela medicina psicossomática.

Na sociedade moderna, a complexidade do homem faz com que os cuidados com a alma não se restrinjam apenas a orações ou outros rituais religiosos. É necessário ir mais fundo na compreensão desta parcela de nós tão importante para que a existência seja plenamente vivenciada. A psicoterapia, a análise dos sonhos, o uso das essências florais, a meditação, a imaginação criativa, o desenvolvimento da criatividade, são ferramentas extremamente eficazes para o cuidado da alma.

Assim como um jardim que, quando não cuidado, fica tomado por ervas daninhas e por plantas desprovidas de vitalidade, nossa alma também precisa ser cultivada com atenção, empenho e amor, para que obtenhamos equilíbrio e felicidade.

Um jardineiro se une à natureza para produzir plantas saudáveis e belas. Do mesmo modo, devemos ajudar a existência fazendo nossa parte na tarefa de construir uma vida plena de alegria e serenidade.