quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Jeito de seguir Jesus

Quando Jesus e os discípulos iam pelo caminho, um homem disse a Jesus:
- Eu estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar onde o senhor for.
Então Jesus disse:
- As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o
Filho do Homem não tem onde descansar.
Aí ele disse para outro homem:
- Venha comigo.
Mas ele respondeu:
- Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai.
Jesus disse:
- Deixe que os mortos sepultem os seus mortos. Mas você vá e anuncie o
Reino de Deus.
Outro homem disse:
- Eu seguirei o senhor, mas primeiro deixe que eu vá me despedir da
minha família.
Jesus respondeu:
- Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.


REFLEXÃO


Neste texto, três tipos de pessoas ilustram o começo do seguimento de
Jesus. São personagens anônimos. O primeiro e o terceiro tomam a
iniciativa, sem serem chamados. O segundo é Jesus quem o chama. Nos
três casos, é decisiva a prontidão, o desprendimento de outros
vínculos, a disposição a enfrentar o desconforto. Tudo relacionado ao
desejo de seguir o Senhor. Na última fala neste trecho, Jesus afirma
que quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o
Reino. Ele quis dizer que não se pode seguir Jesus e olhar noutra
direção. O que o texto diz para mim?O meu Projeto de vida é o do
Mestre Jesus Cristo? Ou tenho olhado noutra direção?