quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Imaculada Conceição

Segundo o ensino da teologia católica, a Imaculada Conceiçăo é o privilégio pelo qual a Virgem Maria, Nossa Senhora, foi isenta do pecado Original.
A conceiçăo de Maria sem pecado original, foi a lógica preparaçăo para a sua maternidade divina.
Uma vez que o Filho que ela concebeu era o Filho do Deus Altíssimo, era inconcebível que Sua Măe tivesse sido afectada pelo pecado.
Desde os tempos mais remotos, os Padres da Igreja, como Santo Ireneu no século II e S. Cipriano do século III, escreveram que Maria năo foi apenas Imaculada, mas sim absolutamente Imaculada; năo apenas sem mancha, mas absolutamente sem mancha; que ela seria o lugar onde residiam todas as graças do Espírito Santo, porque ela foi predestinada para ser a morada do Filho do Altíssimo.
Esta doutrina foi sempre defendida e ensinada pelos Dominicanos, pelos Jesuítas, por Scott e a sua escola e por Sorbonna.
Para além de năo constituir surpresa para os cristăos, foi sobretudo uma grande alegria quando o papa Pio IX (1846-1878), proclamou com a Bula Ineffabilis Deus o dogma da Imaculada Conceiçăo, em 8 de Dezembro de 1854, perante uns 200 cardeais e bispos e 50.000 fiéis, por estas palavras :
- A Santíssima Virgem Maria foi, desde o primeiro momento da sua conceição, por uma única graça e privilégio do Deus Todo Poderoso, em virtude dos méritos de Jesus Cristo Redentor, preservada de toda a mancha do pecado original.
Isto significa, portanto, que desde o primeiro momento da sua existęncia, Maria foi preservada do facto comum a todo o seu humano da perda da vida sobrenatural.
Ela possuiu a graça santificante desde o momento da sua conceiçăo.
E possuiu também as virtudes da fé, da esperança e da caridade e os dons do Espírito Santo.
Absolutamente sem pecado.
De harmonia com o Privilégio da sua Imaculada Conceiçăo, Maria foi também preservada de qualquer outro pecado.
Isto diz mais do que ŕ primeira vista se pode entender.
- Ela năo só nunca ofendeu a Deus com qualquer pecado actual, como sobretudo, foi especialmente protegida de qualquer sombra de pecado.
Para além disso, desde que Maria foi concebida sem o pecado original, ela foi preservada de todas as consequęncias desse pecado, de que todos nós temos penosas experięncias.
- Ela năo teve concupiscęncia, nem maus desejos, que săo a herança de todo o afastamento de Deus dos descendentes do primeiro homem, pelo pecado.
- Ela năo estava sujeita ŕ lei da morte.