domingo, 30 de maio de 2010

Quem foi que me tocou?

“E certa mulher, que tinha uma hemorragia havia doze anos e gastara com os médicos todo o seu haver e por ninguém pudera ser curada, chegando-se por detrás, tocou-Lhe a orla do manto, e imediatamente cessou a sua hemorragia”
lucas 8.43,44

Pela Lei Mosaica, durante todo este tempo ela deveria estar excluída de sua sociedade, era considerada imunda. Mas mesmo sendo descriminada e excluída ela colocou toda a sua fé em Jesus Cristo e enfrentou a multidão.
Muitas mulheres sentem-se sem valor, talvez por palavras que ouvem ou por suas limitações sociais de uma sociedade que sempre pregou uma diferença muito grande. Porém Jesus veio resgatar isso, em seu Ministério terreno dando grande valor as mulheres. Sem contar que por todo o tempo Ele dá prova de seu amor a todos nós.
“Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. (Rm 5.8)”.
Algumas vezes são provações que nos levam a Jesus Cristo, assim não devemos nos deixar derrotar por elas, mas fazer como esta mulher que venceu todas as dificuldades, multidões, tocando em Jesus e tendo uma experiência maravilhosa com Ele.
A Bíblia fala que a multidão oprimia Jesus, mas mesmo assim ela continuou a sua caminhada, fraca, oprimida, ela foi atrás de Jesus. Eu não sei qual é a multidão que te oprime, pode ser a sua família, os seus problemas, sua depressão ou auto-estima, mas como aquela mulher, que se não tocasse em Jesus poderia morrer e já tinha gastado todos os seus recursos tentando outras alternativas, você também tem que perseverar.
“Perguntou Jesus: Quem é que me tocou? Como todos negassem, disse-lhe Pedro: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem. (lucas 8.45)”.
E o melhor de tudo, mesmo com todas estas coisas e discriminações, o Mestre sentiu quando foi tocado por esta mulher, discriminada, separada, excluída e ainda falou que d'Ele saiu virtude quando isso ocorreu.
Pedro, Seu discípulo ainda falou como Ele poderia saber, se tinham varias pessoas apertando-O, quer dizer, mesmo que alguém importante ou significativo para você, esteja dizendo que não há mais jeito, que não tem mais esperança, quero te dizer que o Mestre te vê e sente quanto você o toca: não desista jamais!
“Mas disse Jesus: Alguém Me tocou; pois percebi que de Mim saiu poder. (lucas 8.46)”.
Você é especial para Deus e ele sente quando O toca, você não é simplesmente mais uma. Você é a que Lhe toca com o coração sincero, com fé e esperança e talvez Ele seja a sua última esperança.
O mais lindo dessa passagem é a misericórdia que Deus expressa a todo o tempo por nós. Pois a mulher ficou aflita em se revelar, em meio a uma multidão que nega a Jesus, afinal poderia ser apedrejada até a morte, por ter tocado em um homem santo, enquanto todos diziam que ela estava imunda.
Mas essa mulher tocada pelo Espírito Santo de Deus, vendo que não poderia se esconder, sentindo a maravilha da transformação que aconteceu em sua vida revelou-se.
“Então, vendo a mulher que não passara despercebida, aproximou-se tremendo e, prostrando-se diante d'Ele, declarou-Lhe perante todo o povo a causa por que Lhe havia tocado, e como fora imediatamente curada. (lucas 8.47)”.
E Jesus, lhe responde com toda a compaixão e misericórdia, ignorando toda a discriminação, toda a humilhação, toda a falta de esperança que possa ter norteado a vida desta mulher durante estes doze anos: “Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz. (lucas 8.48)”.
Eu não sei qual é o seu “fluxo de sangue”, quantos anos ele tem perturbado a sua vida, talvez você anseie muito em ouvir estas palavras: “Vai em paz a sua fé te salvou”, por isso quero te dizer que o único que pode te dizer é Jesus.
E saiba que você é muito especial para Deus, não importa o numero de pessoas que estão te impedindo de chegar até Ele, pois é o único que tem poder para te libertar e curar de todos os seus problemas, principalmente se tiver acabado todos os recursos humanos para tal, basta tocá-Lo com fé e sinceridade.
Pois se você não sabe, o Poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza, principalmente quando se esgotam os recursos humanos, assim a Glória de Deus é mais bem vista e percebida, porque você tem a certeza de que foi Ele que o fez.
“E Ele me disse: A Minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo (II Co 12.9)”.
Toque em Jesus sinta o poder, glória e majestade de Deus e sinta-se renovada nos braços do Pai.



Os relatos bíblicos estão recheados da presença feminina: Eva, Sara, Rebeca, Lia, Raquel, Miriam, Débora, Rute, Ana, Ester, Maria e tantas mais... São mulheres, mães, criadas, rainhas, estrangeiras, heroínas, companheiras. São mulheres que não se inibiram nem se sujeitaram à opressão da sociedade patriarcal, machista e conseguiram romper com as algemas que as sufocavam. Saíram em defesa de seus filhos seus irmãos, seu povo. Saíram em defesa da vida. Tornaram-se símbolos na História da Salvação e queridas por Deus. Jesus de Nazaré recupera a visão de igualdade entre o homem e a mulher. Conversa com elas em lugares públicos, pede água à samaritana no poço de Jacó e por isso, escandaliza os fariseus. Jesus mostra o caminho da Salvação para homens e mulheres:
"Se ninguém te condenou, eu também não te condeno. Vai e não peques mais”
João 8,11



Naquele tempo (como hoje em dia) havia ódio e rivalidade entre os povos. Jesus respeitava, convivia e curava a todos. Mulheres, pobres, leprosos, e todos os que eram discriminados encontravam em Jesus uma palavra amiga e uma convivência próxima. Mas como esta é uma mensagem eterna, estes ensinamentos permanecem como um convite para todos os seres humanos viverem segundo o Caminho correto que Ele ensinou.