quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

FRONTEIRAS SEM LIMITES

Nos meus 59 anos já vividos, eu vi muitas coisas diferentes, cada qual com suas interrogações e exclamações. Quando eu era criança ouvi pelo rádio a notícia que o homem tinha ido conquistar o espaço sideral, colocando em órbita terrestre uma engenhoca chamada “sputinik”. Alguns anos depois o homem já estava pisando na lua e deixando ali a marca de suas pisadas e uma bandeira fincada como prova da conquista realizada. As porfias na corrida espacial entre as nações mais desenvolvidas se fizeram um verdadeiro campeonato sideral. Em decorrência do avanço dos artefatos bélicos nucleares, uma nação desafia a outra para uma guerra nas estrelas, querendo talvez brincar de vídeo game numa guerra verdadeira. O homem descobriu mais raios em diversos campos da ciência, principalmente na medicina. A cobiça se expandiu e a inveja se multiplicou também. A tecnologia se aperfeiçoou tanto ao ponto de hoje assistirmos uma cirurgia pela televisão, realizada com sucesso, estando o médico a milhares de quilômetros de seu paciente.

A inteligência do homem não é limitada como muitos pensam. No desenrolar do conhecimento, o homem foi desbravando horizontes antes nunca imaginados e assim será sempre por causa de sua constante ânsia pelo conhecimento e do livre arbítrio que é detentor. Algumas descobertas tornaram-se perigosas para a própria humanidade. Como exemplo, basta sabermos que, de um simples fio de cabelo milenar ou de uma minúscula célula de qualquer corpo, pode-se fazer milhares de seres vivos iguais, os chamados clones. Daí me vem à lembrança do que está escrito na bíblia cristã, no livro do apocalipse: Muitos Cristos surgirão tão iguais que ninguém saberá qual será o verdadeiro. Eu imagino até em um noticiário de televisão, o repórter informar que o cristo está na Europa, ou está na Ásia, na áfrica, nas Américas do norte e do sul ao mesmo tempo, ou ainda dizer que aquele cristo é falso porque o verdadeiro foi visto no Himalaia. E por aí vai crescendo e se expandindo mais e mais a inteligência do homem na ânsia de desbravar o conhecimento.

Dai eu me pergunto:

Será que a serpente bíblica do paraíso, para conseguir convencer Eva e Adão a comer a maçã proibida não estava falando a verdade quando disse: Come e serás como Deus também