segunda-feira, 1 de novembro de 2010

MINHA CAMINHADA

Sei que na minha caminhada há um destino e uma direção, por isso devo medir meus passos, prestar atenção no que faço e no que fazem os que por mim também passam ou pelos quais passo eu…
Que eu não me iluda com o nimo e o vigor dos primeiros trechos, porque chegará o dia em que os pés não terão tanta força e se ferirão no caminho e se cansarão mais cedo…
Todavia, quando o cansaço houver, que eu não me desespere e acredite que ainda terei forças para continuar, principalmente quando houver quem me auxilie…
É oportuno que, em meus sorrisos, eu me lembre de que existem os que choram, que, assim, meu riso não ofenda a mágoa dos que sofrem…
Por outro lado, quando chegar a minha vez de chorar, que eu não me deixe dominar pela desesperança, mas que eu entenda o sentido do sofrimento, que me nivela, que me iguala, que torna todos os homens iguais…
Quando eu tiver tudo, farnel e coragem, água no cantil, e nimo no coração, botas nos pés e chapéu na cabeça, e, assim, não temer o vento e o frio, a chuva e o tempo, que eu não me considere melhor do que aqueles que ficarão atrás, porque pode vir o dia em que nada mais terei para minha jornada e aqueles, que ultrapassei na caminhada, me alcançarão e também poderão fazer como eu fiz e nada de fato fazer por mim, que ficarei no caminho sem concluí-lo…
Quando o dia brilhar, que eu tenha vontade de ver a noite em que a caminhada será mais fácil e mais amena; quando for noite, porém, e a escuridão tornar mais difícil a chegada, que eu saiba esperar o dia como aurora, o calor como bênção…
Que eu perceba que a caminhada sozinho pode ser mais rápida, mas muito mais vazia…
Quando eu tiver sede, que encontre a fonte no caminho…
Quando eu me perder, que ache a indicação, a seta, a direção…
Que eu não siga os que desviam, mas que ninguém se desvie seguindo os meus passos…
Que a pressa em chegar não me afaste da alegria de ver as flores simples que estão à beira da estrada…
Que eu não perturbe a caminhada de ninguém…
Que eu entenda que seguir faz bem, mas que, às vezes, é preciso ter-se a bravura de voltar atrás e recomeçar… e tomar outra direção…
Que eu não caminhe sem rumo…
Que eu não me perca nas encruzilhadas…
Que eu não tema os que assaltam-me, os que embuçam, mas que eu vá onde devo ir e, se eu cair no meio do caminho, que fique a lembrança de minha queda para impedir que outros caiam no mesmo abismo…
Que eu chegue, sim, mas, ainda mais importante,que eu faça chegar quem me perguntar, quem me pedir conselho, e acima de tudo, quem me seguir, confiando em mim!