sábado, 14 de agosto de 2010

NOVENA DE SÃO MIGUEL ARCANJO

Primeiro Dia
São Miguel, vós que defendeste a honra do Senhor empunhando o estandarte divino e
exclamando:
"Quem é como Deus"?, Alcance-nos zelo ardente, fé inabalável para que saibamos como vós combater todos os males e conquistar a salvação.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
Segundo Dia
São Miguel, vós a quem o Senhor confiou a guarda da Igreja, dignai-vos ouvir nossas preces em seu favor. Guardai-a do espírito de soberba de seus filhos, das falsas doutrinas, do desamor ao seu chefe visível. Reuni as ovelhas desgarradas e apressai a hora da unidade de todos seus filhos.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
Terceiro Dia
São Miguel, compadecei-vos de nós,que estamos no meio de tantos perigos e ajudai-nos nos combates desta vida.Livrai-nos do inferno e dai que possamos viver a bem-aventurança eterna no céu.
Pai-Nosso. Ave-Maria, Glória


O QUE FALARAM OS PAPAS
Sua Santidade Pio X, disse em 18 de setembro de 1903: "DEUS, na primeira luta, venceu, servindo-se do Arcanjo São Miguel; devemos, portanto, acreditar firmemente que a luta atual terminará triunfante e também como outrora com o socorro e ajuda deste Arcanjo bendito".

O predecessor de S. Pio X, o grande Papa Leão XIII, por estar convencido da realidade desta terrível luta final, e da visão que teve durante a celebração de uma missa particular, a qual soube que o Demônio pediu permissão para submeter a Igreja a um período de provações. Deus concedeu-lhe permissão para provar a Igreja por um século (este século). Assim que o Demônio se afastou, Deus chamou Nossa Senhora e São Miguel Arcanjo e lhes disse:

"Dou-vos, agora, a incumbência de contrabalançar a obra nefasta do Demônio.”
O Papa Leão XIII, a seguir compôs a oração a São Miguel Arcanjo, ordenando que obrigatoriamente no fim de cada Santa Missa , os sacerdotes a rezassem de joelhos, e fez publicar com a data de 29 de setembro de 1891.

"São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio!
Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai ao inferno satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém."

A Sua Santidade o Papa João Paulo II, também nos fala de São Miguel, na sua visita de 24 de maio de 1987, ao Santuário de São Miguel, no Monte Gargano, na Itália. Nos dizendo o que a Igreja pensa sobre a atualidade do culto ao Príncipe e grande Chefe dos Anjos, no mundo de hoje. O Papa nos diz que se sentiu muito alegre por estar no santuário, onde há tantos séculos vem sendo lugar de peregrinação. Sua Santidade diz que também foi rogar e reverenciar o Arcanjo pedindo para que ele ampare e resguarde a Santa Igreja. João Paulo também fala sobre a presença do Arcanjo Miguel nas Sagradas Escrituras, da sua luta contínua contra o Grande Dragão, o qual foi vencido, derrotado por Miguel e seus anjos. Diz também que é verdadeiro: "as portas do inferno não prevaleceram" , mas isto não significa que nós estamos livres dos testes e das batalhas contra o inimigo, contudo nesta luta temos São Miguel, o defensor da Igreja, ao nosso lado combatendo por nós.

APARIÇÕES DE SÃO MIGUEL ARCANJO

- A SÃO JOÃO EVANGELISTA
Não são só as Sagradas Escrituras que vem nos revelar as aparições do Arcanjo São Miguel. A Igreja também reconhece outras aparições, sendo algumas festejadas com Missas e ofícios próprios.
São João Evangelista, começou seu trabalho de evangelização na Ásia Menor, após a Ascenção do Senhor Jesus ao Céu. Havia um cidade nesta região chamada Hierópolis, onde se tinha como deusa uma serpente. Após fervorosa e contínua oração de São João, a serpente morreu.
O Ápostolo teve de fugir, pois foi perseguido, pelos sacerdotes do ídolo. São João foi para região de Chones, na Frígia, lá pregou e muitos se converteram. São João falou-lhes sobre os anjos e o nobilíssimo príncipe dos anjos, São Miguel, o qual fez brotar uma fonte nas portas da cidade, e todos doentes, tanto fiéis como pagãos, que invocavam a sua proteção e faziam o sinal-da-cruz, na mesma hora ficavam curados, o fato se espalhou por várias regiões.
Havia um homem, que tinha uma filha muda. Certa noite, São Miguel apareceu-lhe em forma humana e disse: "Conduze a tua filha à fonte dos cristãos e acredita na onipotência do seu Deus, que a tua fé será recompensada". Cheio de esperança e de temor, foi com a filha até a fonte, e lá perguntou o que deveria fazer. Eles disseram: "É em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e pela intercessão de São Miguel que nós usamos desta água". O homem repetiu essas palavras, e a filha começou a falar e a fé iluminou a sua alma e a de seu pai. Os dois pediram o batismo. Em forma de gratidão e para testemunhar o milagre, o homem mandou edificar junto a fonte uma igreja. um cristão jovem, que seguia a vida eremita ficou como guardião desse santuário.

Os adoradores da serpente, tentaram destruir o santuário, rompendo os diques que continhan os rios que por ali passavam, quando o guardião do santuário escutou o barulho, clamou a Deus dizendo:" Senhor,a Vossa onipotência comanda e rege os abismos do mal. Vós podeis salvar o templo do Vosso arcanjo", e São Miguel veio em seu socorro para combater o inimigo, e disse ao eremita: "Não temais, o inferno não pode nada contra nós", o Arcanjo traçou sobre as águas o sinal-da-cruz e estas no mesmo instante se acalmaram e mudaram seu curso. São Miguel pediu ao eremita que continuasse a chamar todos que estivessem doentes, não só fisicamente, mas também doentes da alma, a traçar sobre si o sinal-da-cruz, e assim alcançar a cura que necessitassem.
Este acontecimento, é comemorado no dia 6 de setembro, pela Igreja Oriental, com Missa e ofícios próprios.
MONTE GARGANO
Havia um pastor que cuidava das vacas no alto do Monte Gargano, Itália, um dos novilhos entrou numa caverna, e na tentativa de tirá-lo de lá, o pastor lançou uma flecha dentro da caverna e esta voltou na sua direção acertando-o.
As pessoas que presenciaram o acontecimento começaram a comentar o ocorrido, este fato chegou até o Bispo, que considerou ser um aviso de Deus, então Sua Eminência mandou que se fizessem um jejum de 3 dias, após o jejum o Guardião da Igreja, São Miguel, apareceu ao Bispo dizendo que naquela caverna deveria se construir uma Igreja em sua honra e a dos outros anjos, para que o povo se lembrasse que o Arcanjo é o defensor e protetor da Igreja, e assim reanimados pela fé voltassem a recorrer a sua proteção.
Junto com outras pessoas o Bispo foi até o local e lá puderam conferir que era um lugar grande e até mesmo com iluminação própria que vinha da abóbada, só faltava construir um altar, este foi edificado para que se pudesse celebrar ali o Sacrifício da Santa Missa. O Bispo abençoou o altar.

Para inauguração foi realizada uma cerimônia com uma festa que durou vários dias, onde as pessoas das regiões vizinhas, também foram comemorar.
Até nos dias de hoje são celebradas Missas neste local, e o Senhor derrama suas bênçãos para todos os devotos que recorrem à intercessão e proteção de São Miguel em busca de alcançar curas físicas e da alma. A Igreja, para comemorar a festa desta aparição, marcou no calendário litúrgico o dia 8 de maio, esta festa só é obrigatória na diocese de origem e em alguns calendários particulares.
SANTA JOANA D’ARC
São Miguel apareceu a uma jovem de 15 anos, chamada Joana D'Arc, ela morava em Lorena, França, que neste período estava sendo invadida pelos ingleses, os quais já tinham tomado quase toda a região. São Miguel mandou que a menina se vestisse de cavaleiro e fosse para batalha, esta sendo apenas uma pastorinha começou chorar e São Miguel encorajando-a, disse-lhe "Vai, sem temor, que combaterei em teu favor".
Joana foi até o rei Carlos VII e o convenceu a deixá-la combater. Com a proteção do Arcanjo, teve 20 vitórias, e depois foi presa e condenada a fogueira, e neste momento São Miguel, também estava com ela. A libertadora da França foi levada a julgamento, e deu o seguinte testemunho, diante dos juízes : "foi Miguel quem vi diante dos meus olhos e não estava só, mas acompanhado por anjos do Céu. Eu os vi com os olhos físicos tão bem como vejo vocês. E, quando me deixaram, chorei e teria gostado que me levassem com eles”
IMPERADOR CONSTANTINO
O Imperador Constantino Magno era filho de Santa Helena, porém não era convertido ao Cristianismo, e nesta época os cristãos estavam sendo perseguidos, vários foram os Imperadores que perseguiram os seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo, os condenando a morte.
Para dar fim a estas perseguições, São Miguel apareceu a Constantino que combatia contra Maxêncio, na Gália, província do Império, este viu em plena luz do dia São Miguel e seus anjos, e no céu uma Cruz com os seguintes dizeres "Com este sinal vencerás". A Cruz tinha por cima das duas primeiras letras gregas o nome de Jesus Cristo. Como o imperador não compreendeu a visão, o Arcanjo apareceu-lhe em sonho dizendo que a cruz deveria ser levada num estandarte, na frente de suas tropas.
Constantino o fez, e depois de uma batalha difícil venceu, Maxêncio. Então entrou em Roma com a cruz na frente dos seus exércitos e ainda neste ano, 312, declarou paz a Igreja.
Eusébio é o primeiro historiador da Igreja, é ele quem narra esta aparição de São Miguel a Constantino.
Há outras duas aparições de São Miguel ao Imperador Constantino, narrada pelo escritor Nicéforas. São Miguel apareceu uma segunda vez ao Imperador dizendo como o beneficiou nas batalhas. Como forma de agradecimento o Imperador mandou edificar na antiga Bizâncio uma nova cidade, que foi dedicada a nosso Senhor, com esta legenda "A Vós, ó Cristo Deus, eu dedico esta cidade".
Mandou também construir várias Igrejas em honra a São Miguel e um belo templo, onde aconteceu a aparição.
E quando alguns moradores da antiga Bizâncio se revoltaram contra Constantino, o Arcanjo apareceu mais uma vez. E disse: "Eu sou Miguel,chefe das milícias angélicas do Deus dos exércitos, defensor e protetor da fé a Cristo, eu te protejo com a minha ajuda na guerra que tu empreendes contra os tiranos ímpios. A ajuda dos meus exércitos foi-te dada"


Louvado seja Deus !