terça-feira, 7 de julho de 2009

A RESPOSTA CABE A VOCÊ

Algumas vezes já me perguntei qual a razão daquilo que é belo e perfeito, ser mais cobiçado que admirado, mais copiado que visto. Talvez o interesse da posse venha da cobiça, ou ainda, tenha um início no molde falho de um caráter, em cujo cadinho tenha sido depurado, ou quem sabe, deformado pelo cinzel sem corte, no meio em que cresceu.



As exceções não justificam as desigualdades de formação, por que esta é obrigação do ser humano, e não está na classe das virtudes proclamadas dos feitos e preceitos do homem.

Eu tenho postado textos sem autoria, ou de autor desconhecido, de propósito. Textos que, inclusive, já existiam há mais de três, quatro ou mais anos, sendo lido e reenviado a grupos salutares e e-mails individuais de algumas pessoas, por outras pessoas pertencentes a grupos ou não.



Por incrível que pareça, eu já li textos poéticos de Francisco Cândido Xavier, ditado pelo espírito iluminado de Emanuel, cujo texto de elevada reflexão e sabedoria, ter a sua autoria sido assumida por outra pessoa do nosso meio poético, com a ressalva de algumas modificações e acréscimos de frases, que ali, no texto original não existem. Assim como já vi e li também em sites e blogs, textos sem autoria, de longa data, sendo assumido e ali inserido recentemente como sendo de sua autoria. Tenho visto também textos de minha autoria assumido por outra pessoa e postado em alguns sites e blogs, cujo autor assumido jamais se ouviu falar ou dele algum texto próprio se leu. Nesse sentido não é tão difícil separar-se o joio do trigo ou a verdade da mentira.



O que eu não entendo é o porquê de tal atitude de certas pessoas. Seria por questão da cobiça, da falta de inteligência na criatividade, na ausência de inspiração, ou seria mesmo pelo mau costume enraizado no caráter mal formado? A resposta cabe a você.