terça-feira, 6 de janeiro de 2009

ENSÁIOS DE FELICIDADE

Ser feliz não é fácil, mas digo-lhe que é mais difícil ser infeliz. Se você não acredita que é assim, então tente ser infeliz olhando para o céu estrelado, ou para a lua no seu quarto crescente, e você vai ver no outro dia que ela não é mais a mesma, que o seu tamanho mudou, embora a sua forma não tenha se modificado. É claro que sabemos que a forma muda em decorrência da sombra exercida pela terra, interpondo-se ao sol, mas mesmo tendo esse conhecimento, tente ser infeliz nessas circunstâncias. Tente ser infeliz ouvindo o cantarolar dos passarinhos, quando em parcerias formam um coral tão belo e natural, sem necessidade de maestro orientando em gestos cada nota de seu canto. Tente ser infeliz olhando para o mar, quando sem que ninguém mande ou peça, ele trás brancas espumas a dissolver-se em seus pés e largas ondas a quebrarem-se nas encostas enrijecidas pelo tempo.



A busca da perfeição ocupa um pouco da felicidade que temos direito. E quem disse que nós não podemos ser perfeitos? Quem disse que a perfeição é polimento existente apenas em Deus, quando somos sua própria imagem e sua igual semelhança? Somos imperfeitos sim, por que não acreditamos em nossa perfeição, ou por que nem sabemos como iniciar o trabalho árduo da perfeita felicidade.



Tente ser infeliz olhando o campo florido, colorindo a relva espessa rastreada no chão, deixando quase audível a voz de Deus. Ou tente ser infeliz olhando para dentro de você, ainda que a si mesmo não veja, mas basta saber que não somos capazes de aumentar ou diminuir o trabalho de cada célula, em harmonioso, mas incessante labuta dessa força atômica, que também vem de Deus.

Ou tente ser infeliz quando souber que o milagre da vida é obra do próprio milagre do amor.



Tente ser infeliz, ainda que não saiba ou sinta a presença de Deus visível na brisa que gera o ar, que lhe dá a vida. Ou tente ser infeliz sabendo que a vida é a própria felicidade gerada no amor. Por isso eu lhe digo, ser infeliz é mais difícil do que ser feliz, por que a infelicidade você procura gerar para acontecer, mas a felicidade já existe em você.